DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO

capu+not
XIII Capítulo Provincial Eletivo
setembro 1, 2020
jubileu+ouro
Estamos em festa
setembro 11, 2020

DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO

edu
DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO MARCA O PENÚLTIMO DIA PARA SE INSCREVER NO XX ENCONTRO NACIONAL DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO
Às vésperas do XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação, que vai acontecer virtualmente, nos dias 11 e 12 de setembro, que tem como tema “Igreja em Saída: A Pastoral da Educação na Escola Pública”, o Brasil celebra nesta terça-feira, 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização, que este ano tem como tema o ensino e aprendizado durante e depois da crise da Covid-19.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), neste 8 de setembro, a data ressalta o papel de educadores e das mudanças didáticas ocorridas nesse período para ensinar jovens e adultos a ler e escrever.
De acordo com um levantamento do Senado Federal, há pelo menos 11 milhões de brasileiros adultos que não sabem ler nem escrever. Um desafio que o Brasil ainda precisa voltar a muita atenção para essa realidade. É importante ressaltar que a alfabetização é a base da educação, que é um direito humano fundamentado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).
O desafio dos agentes de pastoral no XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação é refletir, partilhar e traçar caminhos para fortalecer a presença da Igreja junto às escolas públicas do Brasil, aponta o arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva.
O bispo ressalta que o encontro vai contribuir para a percepção do empenho de muitos agentes que se dedicaram e têm se dedicado a ser “sal da terra e luz do mundo”, especialmente, na escola.
“Desejamos que a participação ampliada no XX ENAPE traga como resultado o crescimento da ação da comunidade eclesial junto às escolas, sobretudo aquelas da rede pública”, afirmou dom João Justino, na apresentação do e-book, especialmente preparado para subsidiar as reflexões do encontro.
A Unesco ressalta que a pandemia da covid-19 tem servido para mostrar a lacuna entre o discurso e a realidade quando o assunto é o aprendizado, ou seja, noções da leitura e da escrita que entre jovens e adultos continua com níveis baixos ou inexistentes.
O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Unesco. A data tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.
Último dia para inscrições
Termina nesta quarta-feira, 9 de setembro, as inscrições para o XX Encontro Nacional que vai acontecer por transmissão ao vivo aqui pelo Canal do YouTube da comissão de “Cultura e Educação CNBB”, nos dias 11 e 12 de setembro de 2020.
O encontro é uma parceria da o Setor de Educação da Comissão de Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que vai oferecer certificado de 12hs aos participantes inscritos.
Acesse aqui o e-book com os conteúdos do encontro.
Para se inscrever clique aqui
Fonte: cnbb.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *