martires
Primeiros mártires do Brasil mais perto da santidade
setembro 9, 2016
bra2concep
Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz
setembro 27, 2016

História do Mosteiro

bra2concepO Mosteiro da Imaculada Conceição foi fundado por disposição da divina Providência, que em seus desígnios escolheu e preparou para esta Obra almas eleitas, Monjas fervorosas e dinâmicas que residiam no Mosteiro da Luz em São Paulo. Fiéis seguidoras dos exemplos de nossa Mãe Santa Beatriz, e nutrindo grande amor pela Imaculada Conceição, desejavam ardentemente expandir e propagar a Ordem tão querida por Ela, com a fundação de novos Mosteiros. Esta cidade de Guaratinguetá foi escolhida para a fundação deste Mosteiro da Imaculada Conceição por ser a terra natal do nosso tão querido Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, fundador do Mosteiro da Luz.

O Mosteiro de Guaratinguetá foi o primeiro Mosteiro fundado depois da Beatificação de nossa Santa Mãe Beatriz em 1926, porque nessa época dos mosteiros que surgiram alguns eram Recolhimentos.

“A data de 08 de outubro de 1944 tornou-se um marco na história de Guaratinguetá, quando a cidade se movimentou para receber naquele dia, as primeiras Irmãs Concepcionistas que vieram habitar o novo Mosteiro, construído junto à Igreja de Santa Luzia, na piedosa Paróquia do Puríssimo Coração de Maria”. É o que noticiou o jornal desta cidade O ECO, de 15-10-1944, acrescentando ainda que “as novas Monjas provêem do Convento da Luz em São Paulo”. A Revda. Madre Oliva Maria de Jesus, Abadessa do Mosteiro da Luz em São Paulo e fundadora do novo Mosteiro em Guaratinguetá e a Revda. Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa, Abadessa do novo Mosteiro, agradeceram através da imprensa aos guaratinguetaenses pelo apoio recebido. Além da Revda. Madre Oliva Maria de Jesus e da Revda. Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa, vieram também para esta fundação:Irmã Maria José da Santíssima Trindade, Irmã Maria Francisca das Chagas, Irmã Maria Celina da Assunção, Irmã Maria Benigna do Divino Coração e Irmã Maria Rosária do Santíssimo Sacramento.

Naquela época ainda não havia a Arquidiocese de Aparecida e Guaratinguetá estava sob a jurisdição do Bispo da Diocese de Taubaté o Exmo. Sr. Bispo Dom Francisco Borja Amaral.

Como sempre acontecem em todas as obras de Deus, não foram fáceis os primeiros tempos da fundação e as Irmãs passaram por muito sofrimento e privações, faltando muitas vezes até o mais necessário. Viviam numa pobreza extrema. Foram necessários muitos sacrifícios até que tudo foi se regularizando. Depois de alguns anos tornou-se tornou-se necessária uma construção maior. Com doações de benfeitores particulares e da Prefeitura Municipal, foi adquirido em 1953 um terreno no Km 61 da Rodovia Presidente Dutra, onde aos poucos foi contruído o atual Mosteiro. A inauguração aconteceu no dia 08 de dezembro de 1962, com festas e bênção da Igreja, onde se destacam as belas imagens da Imaculada Conceição e de Santa Beatriz. Nesta Igreja, doze anos depois foi sepultada Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa, a primeira Abadessa do Mosteiro de Guaratinguetá, onde viveu por trinta anos. De reconhecidas e santas virtudes, há esperança de que um dia receba “honra dos altares”. Muitas pessoas devotas alcançam graças importantes pela sua intercessão.

O Cinqüentenário de fundação do Mosteiro, foi festejado solenenemente no dia 08 outubro de 1994 e no Ano 2004 festejamos sessenta anos nesta terra tão abençoada. Todos os nossos Superiores e Dd. Prelados sempre nos deram total apoio e incentivo para prosseguirmos com fervor nossa vida contemplativa em clausura. Os Frades Menores do Seminário Frei Galvão assumiram a Capelania desde o princípio e nos dão toda assistência espiritual.

Este Ano estamos comemorando os 50 Anos de criação da nossa Arquidiocese de Aparecida. Rezemos particularmente pelo nosso atual Arcebispo Dom Raymundo Damasceno Assis.

Atualmente nossa comunidade consta de 15 membros: 12 Professas Solenes, 2 Junioristas e uma Postulante. Além de todos os trabalhos domésticos do Mosteiro, nos ocupamos também com a confecção de hóstias, Agnus Dei, Terços, e as Pílulas do Frei Galvão que são muito procuradas pelos seus devotos. Recebemos diariamente cartas de muitas pessoas que confiam e pedem nossas orações e outras vêm pessoalmente em busca de auxílio.Assim vamos vivendo o nosso dia a dia na missão que Deus nos destinou em sua Sta. Igreja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *