Em Honra a Santa Beatriz

1SANTA BEATRIZ DA SILVA, VIRGEM, FUNDADORA DA ORDEM DA IMACULADA CONCEIÇÃO.

Filha de pais portugueses, nasceu em Campo Maior – Portugal em 1437. Viveu por algum tempo na corte da Rainha Isabel, mas sofrendo perseguições de pessoas invejosas, retirou-se da corte para um mosteiro em Toledo – Espanha, onde permaneceu por cerca de trinta anos. Em 1484, fundou um mosteiro consagrado à Imaculada Conceição da Santíssima Virgem e que foi aprovado pelo Papa Inocêncio VIII em 1489. Faleceu no ano de 1492.

2LITÚRGIA EUCARISTICA

ANTÍFONA DE ENTRADA: Alegremo-nos e exultemos porque o Senhor de todas as coisas amou a Virgem Santa e Gloriosa.


ORAÇÃO: Ó Deus, que distinguistes a virgem Santa Beatriz com singular Dom de contemplação e a fizestes resplandecer pela devoção à Virgem concebida sem pecado, concedei que, por seu exemplo, buscando na terra a verdadeira sabedoria, mereçamos contemplar nos céus a glória de vossa face. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. AMÉM.

3PRIMEIRA LEITURA Eclo. 24, 4; 24-31
“Quem obedece à sabedoria não terá de que se envergonhar.”

Leitura do Livro do Eclesiástico.
A sabedoria entre a multidão dos eleitos, recebe louvores, e bênçãos entre os abençoados de Deus. Sou a mãe do puro amor, do temor de Deus , da ciência e da santa esperança. Em mim se acha toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude. Vinde a mim todos os que me desejais com ardor, e enchei-vos dos meus frutos. Pois meu espírito é mais doce do que o mel, e minha posse mais suave que o favo de mel. A memória de meu nome durará por toda a série dos séculos. Aqueles que me comem terão ainda fome, aqueles que bebem de mim terão ainda sede. Aquele que me ouve não será humilhado, e os que agem por mim não pecarão. Aqueles que me tornam conhecida, terão a vida eterna.
Palavra do Senhor.


1 *Provai e vede como o Senhor é bom.

1. Reverenciai o senhor, vós seus fiéis Porque nada faltará àqueles que o temem. Os poderosos empobrecem e passam fome; Mas aos que buscam o Senhor nada lhes falta.

2. Vinde, meus filhos, ouvi- me; Eu vos ensinarei o temor do Senhor . Qual é o Homem que ama a vida, E deseja longos dias para gozar de felicidade?

3. Guarda tua língua do mal, E teus lábios de palavras enganosas. Aparta-te do mal e faze o bem; Busca a paz e vai ao seu encalço.

4. O Senhor está perto dos contritos de coração, E salva os que têm o espírito abatido. São numerosas as tribulações do justo, Mas de todas o livra o Senhor.


1I Cor. 7, 25-34 a

“A virgem cuida das coisas do Senhor.”


Leitura da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos, a respeito da virgindade, não tenho preceito do Senhor; mas dou um conselho, julgando que o Senhor, na sua misericórdia me torne digno de confiança. Eu estimo, portanto, que a virgindade é um bem, em razão das dificuldades presentes; porque é preferível para o Homem estar nesse estado. Estais ligados a uma mulher? Não procures a tua liberdade. Estais livres em relação a todas? Não procures mulher. Se, no entanto, te casa , não cometes pecado; e se uma virgem se casa, não comete pecado. Mas conhecerão assim provações em sua carne, e eu vos queria poupá-las. Eu vos digo, irmãos: o tempo é breve. Que aqueles que estão casados sejam como se não estivessem; aqueles que choram, como se não chorassem; aqueles que se alegram, como se não se alegrassem; aqueles que compram, como se não possuíssem; aqueles que usam deste mundo, como se na verdade não usassem. Porque a figura deste mundo passa. Eu quisera que estivésseis isentos de cuidados. Aquele que não está casado cuida das coisas do senhor, dos meios de agradar ao Senhor. Aquele que está casado cuida das coisas deste mundo, dos meios de agradar à mulher, e ei-lo dividido. A mulher que não está casada, assim como a virgem, cuida das coisas do Senhor, para ser santa de corpo e de espírito Palavra do Senhor.

2EVANGELHO Jo. 14, 23-26

“SE ALGUÉM ME AMA, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA.”


+ Evangelho de Jesus Cristo segundo São João.
Naquele tempo, disse Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu pai o amará. Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou. Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. Mas, o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas, e vos recordará tudo o que vos tenho dito. Palavra da Salvação


(PROFISSÃO DE FÉ)


Fale Conosco

  • FICO- FEDERAÇÃO IMACULADA CONCEIÇÃO
    Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição
    Rua Campinas de Brotas, 737
    Brotas Fone: (71) 3244-1628
    40275 160 Salvador/BA
    E- mail: m.stella@terra.com.br

  • (71) 3244.1628

  • emacj@hotmail.com