Institucional



FICO- FEDERAÇÃO IMACULADA CONCEIÇÃO
Governo eleito em Assembleia Federal no dia 11 de novembro de 2013

Presidente
Madre Lindinalva de Maria, OIC
1ª Conselheira
Irmã Maria Aparecida de São José, OIC
2ª Conselheira
Irmã Eleusa Maria do Sag Coração de Jesus, OIC
3ª Conselheira
Me. Beatriz Maria de Jesus e da Imaculada,OIC
4ª Conselheira
Irmã Maria Teresa de Jesus, OIC
5ª Conselheira
Madre Maria do Rosário do Coração de Jesus,OIC
Assistente Espiritual da Federação
Frei Estêvão Ottenbreit, OFM



ORDEM DA IMACULADA CONCEIÇÃO


A Ordem da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, OIC, Monjas Concepcionistas, é um Instituto Religioso, de vida integralmente contemplativa, de direito Pontifício, com votos solenes (perpétuos) de Castidade, pobreza, obediência e clausura, com Regra e Constituições próprias. Fundada em 1484, por Santa Beatriz, sob a inspiração do Espírito Santo e a pedido da Virgem Imaculada, em Toledo-Espanha, nos Palácios de Galiana, cedidos pela rainha Isabel, a Católica; foi aprovada a 30 de Abril de 1489, pela Bula “INTER UNIVERSA” do Papa Inocêncio VIII e canonicamente ereta a 16 de fevereiro de 1491, sendo dotada de Regra própria pelo Papa Júlio II, a 17 de Setembro de 1511, em virtude da Bula AD STATUM PROSPERUM”. Essa regra própria é baseada na forma de vida instituída pela santa fundadora e por ela e por suas companheiras observada desde o início da fundação da Ordem. .

Essa Ordem esta caracterizada por três heranças espirituais de Santa Beatriz: o Amor a Maria Imaculada, A Paixão de Jesus Cristo e a Santíssima Eucaristia. As Concepcionistas foram, cronologicamente falando, as primeiras monjas do Novo Mundo. A Concepción do México foi erigida em 1540 a pedido do Bispo Juan de Zumárraga. As primeiras Clarissas chegariam a Santo Domingo em 1552, isto é, doze anos depois. No nosso século a Ordem da Imaculada Conceição floresceu com uma fecundidade surpreendente, sobretudo na América Latina. Um total de 44 novos Mosteiros em pouco mais de meio século, 36 dessas novas fundações correspondem ao Brasil, México e Colômbia. No Brasil, atualmente, existem 19 mosteiros.




OBJETIVO


A Federação Imaculada Conceição dos Mosteiros da Ordem da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria é composta pelos Mosteiro das Monjas da mesma Ordem situados no Brasil,e que observam a mesma Regra e as mesmas Constituições
A Federação tem por objetivo favorecer uma fraternal colaboração entre os mosteiros.
a) Salvaguardar e promover o fim e os meios da vida contemplativa própria das monjas da Imaculada Conceição, na fidelidade às Constituições e aos usos tradicionais da Ordem, respeitando os diversos costumes e as legitimas diferenças.
b) Assegurar uma ajuda eficaz recíproca, com a troca de serviços a favor de todos os Mosteiros da Federação, especialmente daqueles que têm maior necessidade.
c) Promover com maior eficácia o espírito próprio da Ordem, garantir uma certa unidade na formação e buscar, com maior acerto, soluções para os problemas dos Mosteiros.

FICO- FEDERAÇÃO IMA