Sobre as Oferandas

1ª VÉSPERAS

HINO

Teus devotos te buscam, Beatriz, animados de santa confiança, porque sentem, na luta diária, quanto pedes a Deus logo alcanças.

Nobre Virgem de estirpe guerreira que do mundo tiveste as venturas, mas chamada por Deus abraçaste o silêncio, oração e clausura.

Entre os brilhos da corte provaste, quanto podem as forças do mal… Toda em branco e azul veio a Virgem libertar-te na hora fatal.

Foi da Virgem que ouviste o pedido, quando imersa em cruel provação: Que fizesses brotar entre virgens uma Ordem à sua Conceição.

E na hora em que Deus te chamava para a entrada ditosa no céu, em tua fronte, qual signo de eleita, uma estrela brilhante nasceu.

Demos glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo também; exaltando as glórias de Maria pelos séculos dos séculos. Amém.

SALMODIA

Ant. 1 Beatriz menosprezou o senhorio deste mundo,considerando riqueza maior conformar-se à pobreza de Cristo.

Salmo 112 (113)

– Louvai, louvai, ó servos do Senhor,* louvai, louvai o nome do Senhor! – Bendito seja o nome do Senhor,* agora e por toda a eternidade!

– Do nascer do sol até o seu ocaso,* louvado seja o nome do Senhor! – O Senhor está acima das nações,* sua glória vai além dos altos céus.

= Quem pode comparar-se ao nosso Deus+ ao Senhor que no alto céu te o seu trono * e se inclina para olhar o céu e a terra?

– Levanta da poeira o indigente * e do lixo ele retira o pobrezinho, – para fazê-lo assentar-se com os nobres, * assentar-se com os nobres do seu povo. – Faz a estéril, mãe feliz em sua casa, * vivendo rodeada de seus filhos.

Ant. Beatriz menosprezou o senhorio deste mundo,considerando riqueza maior conformar-se à pobreza de Cristo.

Ant. 2 Fazendo-se escrava do Senhor, como Maria,Beatriz proclamou o seu Deus soberano.

Salmo 147 (147 B)

– Glorifica o Senhor, Jerusalém! * ó Sião, canta louvores ao teu Deus

– Pois reforçou com segurança as tuas portas, * e os teus filhos em teu seio abençoou; – A paz em teus limites garantiu * e te dá como alimento a flor do trigo.

– Ele envia suas ordens para a terra, * e a palavra que ele diz corre veloz; – Ele faz cair a neve como lã * e espalha a geada como cinza.

– Como de pão lança as migalhas do granizo, * a seu frio as águas ficam congeladas. – Ele envia sua palavra e as derrete, * sopra o vento e de novo as águas correm.

– Anuncia a Jacó sua palavra, * seus preceitos e suas leis a Israel – Nenhum povo recebeu tanto carinho, * a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Ant. Fazendo-se escrava do Senhor, como Maria,Beatriz proclamou o seu Deus soberano.

Ant. 3 Beatriz preferiu de seu Cristo o amor aos reinos do mundo e toda a sua glória

Cântico (Ef 1,3-10)

– Bendito e louvado seja Deus, * o Pai de Jesus Cristo, Senhor nosso, – que do alto céu nos abençoou em Jesus Cristo * com bênção espiritual de toda sorte!,

R/. Bendito sejais vós, nosso Pai,que nos abençoastes em Cristo!

– Foi em Cristo que Deus Pai nos escolheu, * já bem antes de o mundo ser criado, – Para que fôssemos perante a sua face, * sem máculas e santos pelo amor.

= Por livre decisão de sua vontade, + predestinou-nos através de Jesus Cristo, * a sermos nele os seus filhos adotivos, – para o louvor e para a glória de sua graça, * que em seu Filho bem-amado nos doou

– É nele que nós temos redenção, * dos pecados remissão pelo seu sangue. = Sua graça transbordante e inesgotável + Deus derrama sobre nós com abundância, * de saber e inteligência nos dotando.

– E assim, Ele nos deu a conhecer * o mistério de seu plano e sua vontade, – que propusera em seu querer benevolente, * na plenitude dos tempos realizar: – O desígnio de em Cristo, reunir * todas as coisas: as da terra e as do céu.

Ant. Beatriz preferiu de seu Cristo o amor aos reinos do mundo e toda a sua glória.

LEITURA BREVE Rm 8,28-30

Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.

RESPONSÓRIO BREVE

R/. O Senhor é minha herança,
* É a parte que escolhi. R/.O Senhor.
V/. O Senhor é muito bom para quem confia nele.
* É a parte. Glória ao Pai. R/. O Senhor.