NOVENA DE NATAL 2021

carta-concep
Carta do Ministro Geral
agosto 18, 2021
mes-da-biblia
DOM WALMOR ABRE MÊS DA BÍBLIA
setembro 2, 2021

NOVENA DE NATAL 2021

novena-natal-2021
A Novena de Natal 2021, publicada pelo Regional Sul 2 da CNBB, foi elaborada dentro do contexto do segundo ano de pandemia, no qual o Brasil chora a morte de milhares de pessoas e espera, ansiosamente, pela imunização de toda a sociedade. Ao mesmo tempo, como Igreja, vivemos o “Ano de São José”, no qual o Papa Francisco convida todos os católicos a olharem para São José e aprender dele a enfrentar a crise em que vivemos.
Diante disso, os encontros da Novena de Natal 2021: “Com o coração de pai: José amou a Jesus” foram motivados nas reflexões do Papa Francisco para o Ano de São José, descritas na Carta Apostólica Patris Corde. Cada encontro é revestido da espiritualidade do Advento e aproxima o mistério da Encarnação da realidade atual, afinal, o Natal acontece, a cada ano, no momento presente da vida. Considerando o contexto em que estamos, os encontros foram elaborados de forma que possam ser realizados tanto presenciais, quanto remotos, em família ou com a comunidade.
Para a elaboração do material, desde a escolha da capa e dos temas abordados, até o acompanhamento e correção do texto, o Regional Sul 2 formou uma comissão com religiosos e leigos de diferentes dioceses do Paraná. Participaram dessa comissão, o arcebispo emérito de Maringá (PR), Dom Anuar Battisti, o padre Vagner Raitz, da diocese de Palmas-Francisco Beltrão, o diácono permanente Márcio Henrique Lopes, da diocese de Umuarama (PR), e as leigas Marines Bettega e Maria Luíza Colleti Podanosqui, das dioceses de Toledo e Jacarezinho.
Como já é tradição nas novenas de natal do Regional Sul 2, os encontros possuem uma linguagem de fácil compreensão e trazem: leitura Orante da Palavra de Deus, testemunhos de vida, mensagens do Papa Francisco (disponibilizadas em áudio com a narração de bispos do Paraná), dinâmicas e gestos concretos.
Novidade e originalidade da Novena
Há dois anos, uma novidade foi inserida para propiciar a participação e o envolvimento das crianças: desenhos bíblicos para serem coloridos por elas durante os encontros. A atividade de pintura está inserida dentro da dinâmica do encontro, sendo assim, as crianças participam da oração inicial, depois ficam a parte colorindo os desenhos, e retornam no momento da dinâmica. Os desenhos são inéditos e, neste ano, retratam a figura de São José com Maria e Jesus, de acordo com os temas da Patris Corde.
Como a Novena é inspirada em São José, os encontros motivam uma maior participação e envolvimento dos homens nos encontros. Já no primeiro encontro, por exemplo, o gesto concreto sugere que os participantes convidem os homens da comunidade para participarem nos próximos dias. Além disso, a Novena traz um roteiro de oração para ser rezado pelas famílias, ao final de cada dia, durante o tempo do Advento.
É um subsídio que, todos os anos, marca a vida de milhares de famílias e comunidades. Neste desafiador ano de 2021, essa novena quer proporcionar um momento de renovação e esperança, olhando para a figura de São José, este homem de fé que não desanimou ante às adversidades da vida e assumiu sua missão de pai de Jesus e esposo da virgem Maria.
Saiba mais sobre a novena de Natal do Regional Sul 2 da CNBB no vídeo aqui.
Fonte: cnbb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *