vocareconcep
ANIMAÇÃO VOCACIONAL
outubro 3, 2016
ima9
Segundo Dia
outubro 4, 2016

Primeiro dia

imaconcep

“Maria é sempre Caminho que conduz a Cristo. Um encontro com ela só pode terminar num encontro com o próprio Cristo.”

imaconcep

A Virgem Maria, estirpe escolhida de Israel.

Oração inicial:

Ó Deus, que ao eleger a Bem-aventurada Virgem Maria, excelsa filha de Sião, cumpristes as promessas feitas a nossos pais, concedei-nos seguir os exemplos daquela que vos agradou e nos agraciou em sua obediência. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Reflexão

Maria é introduzida definitivamente no mistério de Cristo através deste acontecimento: a anunciação do anjo. Aconteceu em Nazaré, em circunstâncias concretas da história de Israel, o primeiro povo destinatário das promessas de Deus. O mensageiro divino disse a Virgem: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo (Lc 1, 28). Maria se perturbou com estas palavras e pensava em que significava aquela saudação (Lc 1,29). Que significariam aquelas extraordinárias palavras e, mais concretamente, a expressão cheia de graça. Quando lemos que o mensageiro disse a Maria cheia de graça? O contexto evangélico em que convergem revelações e promessas antigas, nos dá a entender que se trata de uma bênção singular entre todas as bênçãos espirituais em Cristo. No mistério de Cristo Maria está presente já antes da criação do mundo como aquela que o Pai escolheu como Mãe de seu Filho na Encarnação e, junto com o Pai, também o Filho a escolheu confiando-a eternamente ao Espírito de santidade. Maria está unida a Cristo de um modo totalmente especial e excepcional, e igualmente, é amada neste Amado eternamente, neste Filho consubstancial ao Pai, em quem se concentra toda a glória e toda graça. Por sua vez ela está e segue aberta perfeitamente a este dom do alto. Como ensina o Concílio, Maria sobressai entre os humildes e pobres do Senhor, que dele esperam com confiança a Salvação.

Oração final

Ó Deus, que escolhestes a Bem-aventurada Virgem Maria, excelsa entre os humildes e os pobres, Mãe do Salvador, concedei-nos que imitando seus exemplos, possamos oferecer-vos uma fé sincera e por em ti a total esperança de nossa salvação. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Ramalhete:

Alegra-te e regozija-te de todo coração, Filha de Jerusalém; eis que vem o desejado das nações e encherá de glória a casa do Senhor.

Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *