ima7
Terceiro dia
outubro 4, 2016
ima4
Quinto dia
outubro 4, 2016

Quarto dia

ima6

A Virgem Maria, nova mulher.

ima6

Oração inicial:

Ó Deus, que constituístes a Virgem Maria, modelada pelo Espírito Santo, em primícia da nova criação, concedei-nos abandonar nossa vida de pecado e abraçar a novidade do Evangelho, cumprindo o mandamento novo do amor. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Reflexão:

Encontramo-nos no centro mesmo do cumprimento da promessa contida no proto-evagelho: a linhagem da mulher pisará a cabeça da serpente (Gn 3,15). Jesus Cristo, com efeito, com sua morte redentora vence o mal do pecado e a morte em suas raízes. É significativo que ao dirigir-se à sua Mãe do alto da cruz, a chame de mulher e lhe diga: Mulher, aí tens o teu Filho. Da mesma forma havia se dirigido a ela em Caná. Como duvidar que especialmente agora, no Gólgota, esta frase não se refira em profundidade ao mistério de Maria, alcançando o singular lugar que ela ocupa em toda a economia da salvação? Como ensina o Concílio, com Maria, excelsa Filha de Sião, se cumpre a plenitude dos tempos e se inaugura a nova economia, quando o Filho de Deus assumiu dela a natureza humana para livrar o homem do pecado mediante os mistérios de sua carne. As palavras que Jesus pronuncia do alto da cruz significam que a maternidade de sua Mãe encontra uma nova constituição na Igreja, simbolizada e representada por João. Deste modo, aquela que como a cheia de graça foi introduzida no mistério de Cristo para ser sua Mãe, permanece por meio da Igreja naquele mistério como a mulher indicada pelo livro do Gênesis no início e pelo livro do Apocalipse no final da história da salvação.

Oração Final:

Senhor Deus todo poderoso, que destes à Virgem Santíssima um coração novo, concedei-nos, a quantos veneramos com piedoso afeto sua memória, sermos fiéis a inspiração do Espírito Santo e configurar-nos cada dia mais com Cristo, o Homem novo. Ele que vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

Ramalhete:

Apareceu uma figura portentosa no céu: uma mulher vestida de sol, a lua sob seus pés, coroada de doze estrelas.

Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Aúdio: Para ouvir basta clicar no botão play

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *