imaconcep
Primeiro dia
outubro 4, 2016
ima7
Terceiro dia
outubro 4, 2016

Segundo Dia

ima9

A Virgem Maria, Mãe de Deus

ima9

Oração inicial:

Ó Deus, que enviastes vosso Filho, palavra de salvação e pão da vida, do céu ao seio da Santíssima Virgem, concedei-nos receber a Cristo tal como Maria recebeu, conservando suas palavras no coração e celebrando com fé seus mistérios. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Reflexão:

Se é verdade que o mistério do homem só se esclarece no mistério do Verbo Encarnado, é necessário aplicar este princípio de modo muito particular àquela excepcional filha das gerações humanas, àquela Mulher extraordinária que chegou a ser Mãe de Cristo. Só no mistério de Cristo se esclarece plenamente o seu mistério. Assim a apresenta a Igreja desde sempre. O mistério da Encarnação permitiu penetrar e esclarecer cada vez melhor o mistério da Mãe do Verbo Encarnado. Este aprofundamento teve particular importância no Concílio de Éfeso (431), durante o qual, para grande alegria dos cristãos, a verdade sobre a maternidade divina de Maria foi confirmada solenemente como verdade de fé da Igreja. Maria é a Mãe de Deus, já que por obra do Espírito Santo concebeu em seu seio virginal e deu ao mundo a Jesus Cristo, o Filho de Deus, consubstancial ao Pai. O Filho de Deus… nascido da Virgem Maria… se fez verdadeiramente um de nós… se fez homem. Assim, pois, mediante o mistério de Cristo, no horizonte da fé da Igreja resplandece plenamente o mistério de sua Mãe. Por sua vez, o dogma da maternidade divina de Maria foi para o Concílio de Éfeso e para a Igreja como um selo do dogma da Encarnação, no qual o Verbo assume realmente na unidade de sua Pessoa divina a natureza humana sem anular a divina.

 Oração final:

Ó Deus, que pela maternidade virginal de Maria entregastes aos homens os bens da salvação, concedei-nos experimentar a intercessão materna daquela que nos deu vosso Filho Jesus Cristo, o autor da vida. Ele que vive e reina por todos os séculos dos séculos. Amém.

Ramalhete:

Salve, Mãe Santa! Virgem Mãe do Rei, que governas céus e terra pelos séculos dos séculos.

Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Aúdio. Para ouvir basta clicar no botão play.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *