ima4
Quinto dia
outubro 4, 2016
ima2
Sétimo dia
outubro 4, 2016

Sexto dia

ima3

A Virgem Maria, mãe da Igreja.

ima4

Oração inicial:

Ó Deus, Pai de misericórdia, cujo Filho, pregado na cruz, proclamou como nossa Mãe a Virgem Santíssima, Sua Mãe, concedei-nos, por sua mediação amorosa, que vossa Igreja, cada dia mais fecunda, se encha de gozo pela santidade de seus filhos e atraia a seu seio todas as famílias dos povos. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Reflexão:

Paulo VI proclamou solenemente que Maria é Mãe da Igreja, quer dizer, mãe de todo povo de Deus, tanto os fiéis quanto os pastores.  Em 1968 na profissão de fé conhecida como Credo do povo de Deus, o mesmo Papa ratificou esta afirmação de forma ainda mais comprometida com as seguintes palavras: Cremos que a Santíssima Mãe de Deus, nova Eva, Mãe da Igreja continua no céu sua missão maternal para com os membros de Cristo, cooperando com o nascimento e desenvolvimento da vida divina nas almas dos redimidos. O magistério do Concílio havia sublinhado que a verdade sobre a Santíssima Virgem, Mãe de Cristo, constitui um meio eficaz para o aprofundamento da verdade sobre a Igreja. O mesmo Paulo VI, tomando a palavra em relação com a Constituição Lúmen Gentium, recém aprovada pelo Vaticano II, disse: O conhecimento da verdadeira doutrina católica sobre Maria será sempre a chave para a exata compreensão do mistério de Cristo e da Igreja. Maria está presente na Igreja como Mãe de Cristo e, por sua vez, como aquela Mãe que Cristo, no mistério da Redenção, foi dada ao homem na pessoa do apóstolo João.

Oração final:

Pedimo-vos Senhor, nosso Deus, que vossa Igreja, pela ajuda maternal de Maria, anuncie a todas as gentes o Evangelho e encha o mundo inteiro com a efusão de vosso Espírito. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

Ramalhete:

Os discípulos se dedicavam à oração em comum, junto com Maria, a Mãe de Jesus.

Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *